Medo, preocupação, agonia, pavor, angústia, afobação

São muitos os nomes e formas de perceber o que na realidade é ansiedade . 

  •  Você é ansioso ? 
  •  Você é daqueles que não conseguem viver sob pressão? 
  •  Seu coração dispara quando olha o relógio? 
  •  Acaba com o estoque da geladeira e nem sabe por quê? 
  •  Quando marca uma viagem faz as malas uma semana antes? 
  •  Está sempre correndo até mesmo quando não precisa? 
  •  Fala muito rápido e percebe que os outros não acompanham seu raciocínio? 
  •  Está sempre sofrendo, o coração dispara, sua frio, sem falar na dor de barriga nas horas mais impróprias?
  •  Faça sua avaliação completa no final deste texto.

        

O que é ansiedade

Ansiedade é um estado psicológico, onde prevalece a incerteza, aflição, angústia caracterizando-se por insegurança ou sentimento de que não conseguirá atingir suas metas. A ansiedade também tem um lado positivo, pois é a ansiedade que te capacita a lutar ou fugir. São as nossas reações básicas, instintivas. Ansiedade num nível adequado é bom. É a ansiedade que te faz estudar para uma prova. É a ansiedade que te faz olhar para os dois lados para atravessar uma rua. Sem ansiedade você não iria vestir uma roupa adequada para procurar emprego por exemplo, pois você consideraria que o emprego está garantido e não precisaria de nenhum esforço.

A ansiedade num nível adequado te motiva a fazer coisas boas  por você mesmo. O problema é quando a ansiedade aparece na hora errada e na quantidade errada. Ansiedade demais paralisa, pois trava o cérebro do diretor financeiro por exemplo, em plena apresentação de contas. Ansiedade trava as pernas dos jogadores no meio do jogo. Aquilo que você mais queria, o teu sucesso profissional, sucesso social ou financeiro vai tudo por água abaixo quando a ansiedade estiver elevada.


Sinais da ansiedade

Muitas vezes os sinais de ansiedade são percebidos no corpo: O coração dispara, a mão treme, o suor corre pelo rosto e pelas mãos, dá dor de estômago, pode acorrer até diarreia. Alguns não conseguem respirar direito. Outros acham que vão desmaiar. Restam três opções: a pessoa pode se retrair, tenta ficar quietinha num canto e não faz nada, ou pode ficar agressivo e coitado de quem estiver por perto, ou a pessoa acaba com depressão por se sentir incompetente.

 

Pensamentos distorcidos

Quando estamos ansiosos tendemos a procurar evidências  que muitas vezes não existem e por isso acabamos distorcendo a realidade , imaginamos que corremos riscos tais como sofrer ferimentos, asfixia, ficar mortalmente doentes, sermos atacados por outras pessoas ou animais, sentir dor ou aversão, sofrer infortúnio (perdas ou privações) ou sermos socialmente rejeitados e excluídos.

Para o ansioso cinco minutos é uma eternidade, impossível esperar por alguma coisa. O ansioso pensa muito rápido, mas perde qualidade em suas percepções e acaba julgando de forma errada as informações do ambiente. Por exemplo, um olhar torto vindo por parte de algum colega já é considerado como uma condenação. Isto é chamado “Pensamento automático” - quanto mais ansiosa a pessoa for mais pensamentos automáticos distorcidos ela terá. É por isso que dizemos que a ansiedade é o “parente” próximo do medo, da preocupação e da previsão negativa.Os pensamentos do ansioso tendem a ser de total fracasso: “Sou incapaz... não vai dar certo... todo mundo vai rir de mim... vão me achar ridículo!” O ansioso antecipa situações e se vê gaguejando, imagina desastres, todo um filme de terror passa por sua mente que o faz acreditar que passará por um grande vexame na frente de todos.

Mas o que o ansioso não percebe  é que ficar imaginando tudo o que pode dar errado pode acabar um tiro pela culatra, pois isso cria-se um estado psicológico tal onde a própria pessoa coloca tudo a perder. Isso é autoboicote pois este ansioso começa a "provar" para ele mesmo que  é incompetente,  começa a lembrar de situações antigas que "provam" que  não consegue falar na frente das pessoas,  começa a lembrar por exemplo do jardim da infância quando deu vexame na frente da sala toda. E assim ele mesmo se coloca numa situação onde pode ficar psicologicamente predisposto a falhar, e neste momento  conclui:  “Tá vendo... eu venho falhando desde a infância... eu é que não vou me arriscar aqui....não vou fazer a apresentação, vou colocar outra pessoa no meu lugar”.


O que fazer para controlar a ansiedade?

Uma coisa que você  precisa saber é que é possível tomar as rédeas da sua própria cabeça. Tomar as rédeas de suas emoções e não se deixar levar pela ansiedade . Como? Na psicoterapia existem uma série de técnicas chamadas métodos cognitivos. É um treinamento ono qual você percebe que consegue controlar seus sentimentos por meio do pensamento direcionado. Outra técnica que te ajuda a bloquear os pensamentos  ansiosos  é a reestruturação cognitiva, onde você aprende a fazer o bloqueio consciente dos pensamentos derrotistas e substitui-los por outros mais realistas. Não pense que é pensamento positivo, é aprender a lidar com a realidade e não inventar uma realidade paralela que em pouco tempo cai por terra.

Como outra opção de técnica usada em psicoterapia dou a dica da dessensibilização sistemática, que ajuda muito a controlar a ansiedade em situações práticas como por exemplo falar em publico. E por fim a psicologia também desenvolveu técnicas para ajudar com os sintomas físicos, que são tremor, suor, taquicardia, etc.

  

Referência:

Artigo tirado do website: www.marisapsicologa.com.br