Estamos sempre em transformação; transformação com o mundo, com nossos interesses, com o nosso corpo, com nossos pensamentos. Ao longo da vida nos deparamos com diversas situações que não conseguimos resolver como gostariamos. Há inclusivamente algumas que aparentam não ter solução.Estas situações ocorrem em diversas situações, como o pessoa, profissional e famíliar.

As dificuldades, a falta de informação, a falta de apoio e de opção para lidar com estes problemas provocam varios sintomas muitas como stress, sentimentos depressivos e de angústia, perturbações de ansiedade, entre outros, e que podem conduzir a uma baixa de auto-estima e mesmo a sentimentos de impotência para encontrar uma resposta eficaz.

É nestes momentos que um psicólogo(a) poderá ajudar a encontrar uma forma mais eficaz de lidar com a situação problemática, através da maximização dos recursos pessoais e de novas estratégias a utilizar no futuro.

A psicoterapia no Adulto caracteriza-se por uma intervenção ou tratamento de questões, normalmente psíquicas, que o paciente aponta como sendo problemáticas e causadoras de sofrimento.
Neste sentido, apresenta-se como um espaço contentor e confidencial de partilha e reflexão, realizado a dois, isto é, entre o psicoterapeuta e o paciente, no qual se promove um processo de crescimento e ao mesmo tempo de mudança na vida de determinada pessoa, respeitando a sua história pessoal, ritmos e motivação para a mudança, partindo do ponto de evolução emocional em que se encontra o paciente.