Entre os 17 e 18 anos, a maioria das pessoas se depara com um dilema:

  • Que carreira seguir? Qual curso universitário escolher?
  • Humanas ou exatas? Ou quem sabe um curso técnico?
  • Afinal, qual caminho seguir?

                      

A fase é de transição, saindo da adolescência e entrando na fase adulta, as responsabilidades e decisões a serem tomadas aumentam. A escolha da carreira a ser seguida é decisiva, irá determinar os rumos da sua vida nos próximos anos, uma decisão errada poderá comprometer seu tempo e suas expectativas. Alguns fatores devem ser levados em conta ao escolher uma profissão, como: conhecer a si mesmo, suas próprias habilidades e capacidades, e ainda ter o conhecimento do mercado de trabalho e sobre desenvolvimento da carreira a qual tem interesse.

A Orientação Vocacional conduzirá o jovem nessa fase da vida, levando-o a descobrir o que realmente o interessa, e o que vai atender suas expectativas atuais e futuras, tanto profissionais como pessoais. E Ágapo Clínica Psicológica tem as ferramentas ideais, para os jovens que estão nessa fase. No processo de orientação o jovem será levado, através de questionamentos, a descobrir sua missão de vida e seus valores, ao conhecimento e desenvolvimento de capacidades e habilidades. Além de ser estimulado a responder algumas questões como: O que quer para o futuro? Como se vê daqui a 5, 10 anos? Qual estilo de vida quer levar? Quais as expectativas perante o mundo? Qual a importância que quer ter na sociedade?

Durante a orientação ele entrará em um processo de alto conhecimento, e será levado a descobrir o que realmente interessa, o que desperta sua curiosidade, ou seja, aquilo que lhe dará o prazer de realizar. Na Orientação através de perguntas é estimulado ao jovem encontrar dentro de si respostas para os questionamentos apresentados. A vantagem da Orientação é que o jovem entrará em um processo de evolução contínua, e além de estar desenvolvido para se especializar na profissão a qual escolher, ele também terá adquirido técnicas e ferramentas para se desenvolver como profissional ao longo de sua carreira.